Biomassa - É uma energia renovável. Designa-se por Biomassa a matéria orgânica de origem animal ou vegetal, que, de uma forma directa ou através de transformações, possa vir a ser utilizada como fonte de energia primária e aproveitada dos mais variados siatemas de consumo de energia.
Energia Eólica - A utilização do vento como fonte de energia remonta, pelo menos, a 3500 a.C., como propulsor de barcos. O estudo e desenvolvimento das tecnologias associadas á energia Eólica fazem com que esta fonte energética seja aproveitada, actualmente, paa gerar movimento nos mais variados tipos de máquinas.
Principais utilizações:
Os barcos à vela, os moinhos de vento e os planadores são, entre outros, aproveitamentos da energia Eólica já antigos e conhecidos de todos.
Energia Solar - De entre os cerca de cem biliões de estrelas existentes, o Sol é aquela que mais próxima da Terra se encontra. Dista desta quase 150 milhões de quilómetros e a sua luz demora, aproximadamente, oito minutos a chegar ao nosso planeta.
Principais utilizações:
Actualmente, existem vérios processos tecnológicos de aproveitamento da energia solar, visando os mais diversos fins.
- Aproveitamento solar activo;
- Aproveitamento solar passivo.
Energia Hidráulica - Reside, no aproveitamento da energia potencial da água, os antigos moinhos de água destinados a moer os cereais, eram mecanismos que existiam em grande quantidade na Idade Média. Depois, o século XIX encarregar-se-ia de trazer grandes transformações em relação aos aproveitamentos hidráulicos, transformações essas que culminaram, no fim desse século e princípios do século XX, com o aparecimento de máquinas mais eficazes: geradores dfe electricidade e turbinas.
Principais utilizações:
Além das já referidas, a energia hidráulica, hoje, é praticamente aproveitada para a produção de electricidade, nas chamadas centrais hidroelétricas.
Energia Geotérmica - É a utilização de calor proveniente do interior da Terra, como fonte de energia, quer para aquecimento doméstio, quer para produção de energia eléctrica.
Energia das ondas e marés - É o aproveitamento das marés como fonte de energia, em que, na maré alta a água passa por um dique ou barragem atravessado no leito de um rio próximo da foz. A água retida é libertada na maré baixa accionando turbinas usadas para produzir electricidade. O aproveitamento da energia das ondas consiste em que bóias colocadas subam e desçam com a acção das ondas, provocando um movimento que depois é convertido em electricidade. Estas fontes de energia são recentes, com resultados pouco promissores e algumas dispendiosas.
sábado, 11 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário